Por que o hálito do meu cão é ruim?

Um cão morde numa guloseima.

Em resumo:

O mau hálito em cães pode ser sinal de uma doença dentária ou gengival ou outra doença.

Prevenir o mau hálito é mais fácil do que livrar-se dele. Pode fazê-lo escovando os dentes do seu cão duas vezes por semana e tratando-os com snacks de mastigação e brinquedos apropriados.

O mau hálito pode ser um sinal de outras condições médicas, tais como doenças renais, por isso certifique-se de levar o seu amigo peludo ao veterinário regularmente.

Vamos falar de mau hálito em cães!

Já notou mau hálito nos seus cães? Bem, não está sozinho. Embora possa ter tentado manter uma excelente higiene para o animal, chega um ponto em que o mau hálito simplesmente não desaparece. Este mau cheiro pode afectar a forma como se relaciona, e a ligação com o cão, pois ninguém quer aproximar-se de uma boca mal cheirosa. É triste, mas é verdade! Para além de serem desconfortáveis, os problemas de saúde oral do cão também podem ser um sinal de doença dentária ou de outras doenças.

Antes de dar ao seu cãozinho algumas pastilhas de menta para o hálito canino, é necessário verificar e identificar cuidadosamente o verdadeiro problema. Isto ajuda-o a tratar a condição ruim pela raiz em vez de pela superfície. Vamos explorar as causas do mau hálito do seu cão e a forma de o prevenir e tratar.

Possíveis causas do mau hálito em cães

Doença Periodontal

Uma causa comum do mau hálito dos cães é a doença periodontal. O que é a doença periodontal? É uma doença gengival que é causada por uma infecção dos tecidos que mantêm os dentes no seu lugar. Vem da placa bacteriana e do tártaro aderente à linha da gengiva do cão. A doença afecta tanto os cães adultos como os jovens. O problema dentário desagradável do mau hálito torna-se evidente quando o seu cão está a chegar aos três anos de idade. Se não for tratado durante muito tempo, o mau hálito do cão pode agravar-se e também afectar o fígado, os rins e o coração do seu cão.

Dentição

Os filhotes são brincalhões e têm um hálito melhor, porém, o hálito pode ficar desagradável quando os dentes estão a nascer. Isto acontece porque a maioria deles brinca com brinquedos que podem prejudicar as suas gengivas. Os cachorros em dentição tendem a produzir bactérias ao longo das suas linhas gengivais quando estão a ganhar dentes. Se a gengiva sangrar, podem convidar uma bactéria que, por sua vez, cria um mau hálito.

Diabetes

Um cão com diabetes terá um certo mau hálito. Cheira a acetona; um componente utilizado principalmente para remover o verniz das unhas. Tal como as pessoas, os cães com diabetes terão um elevado nível de cetonas no seu sangue, o que o torna mais ácido. As cetonas libertam um odor desagradável, frutado e envelhecido ou carbonizado. Se notar que o seu cãozinho tem um hálito de cão semelhante a acetona e não tem diabetes, precisa de visitar o veterinário para algumas avaliações. Outros sintomas diabéticos para o seu cão incluem beber demasiada água, urinar demasiadas vezes, perda repentina de peso, bem como um aumento do apetite.

Doença do fígado

O hálito mal cheiroso também pode ser uma indicação de uma doença hepática. Se notar que o seu cão tem um mau hálito pungente e forte associado a vómitos, perda de apetite e gengivas amareladas, isso pode significar que está a sofrer de doença hepática. O cheiro é um pouco diferente de uma doença periodontal grave, pois cheira a um animal morto ou a mofo. A doença é horrível e ameaçadora de vida e deve ser rapidamente resolvida. Deve visitar o veterinário o mais cedo possível.

Doença dos rins

O hálito do seu cão cheira a amoníaco ou a urina forte? Bem, podem estar a sofrer de doenças renais. Enquanto o mau cheiro uremico é causado por toxinas no corpo do cão, um cheiro forte a amoníaco indica que os rins estão a falhar. Acopla-se com alterações de peso, apetite, ingestão de líquidos, ou micção frequente (ou menos). Nas extremidades, pode notar que o seu cão fica deprimido quando a terrível doença ataca.

Problemas Gastrointestinais

Embora seja menos comum, isto também pode ser uma causa de mau hálito para o seu cão. Pode ser causada por infecção com bactérias, medicamentos ou novos alimentos. Qualquer ingestão que afecte a saúde oral pode também afectar a saúde geral do cão e pode causar uma doença terrível. Como tal, precisa de visitar o veterinário assim que notar quaisquer sintomas maus ou incomuns, por exemplo dor, vómitos ou diarreia.

Como prevenir o seu cão de mau hálito

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento. Apanhar uma doença antes de ela acontecer é a sua melhor hipótese ao lidar com qualquer problema de saúde para os seus animais de estimação. Uma vez apanhado o seu cachorro ou cão, precisa de começar com os procedimentos comuns ou do dia-a-dia para o proteger de apanhar estes problemas orais e dentários. Eis como evitar o mau hálito dos cães, melhorar e proteger os seus dentes, dentários e a sua saúde oral.

Escovar os dentes do cão pelo menos duas vezes por semana

Esta é a forma mais simples mas eficaz de combater o mau hálito do seu cão e melhorar o seu bem-estar dentário. Deve dar ao cão uma escovagem minuciosa para eliminar a má placa bacteriana que se forma na gengiva. Torne-o um hábito e desfrute do bom hálito do cão.

Brinquedos apropriados para mastigar

Arranjar brinquedos para mastigar quando chegar a hora da dentição: Quando os dentes do cão estão a nascer, sofre de vários problemas, e as gengivas sentem comichão. Para o proteger de se machucar durante este tempo, deve arranjar brinquedos de borracha e de mastigar. Para além de fortalecer os dentes, os brinquedos serão fundamentais para eliminar o tártaro mau da boca do cão. É uma boa protecção para a saúde oral do cão.

Petiscos ou stix mastigáveis

Usar mastigadores para melhorar a saúde dentária e ajudar a melhorar o hálito canino. A mastigação pode ajudar na remoção da placa bacteriana e das bactérias nos dentes. Também são óptimos para cães ansiosos que gostam de mastigar. O NatuPet’s Stix de CBD promove dentes e gengivas saudáveis através da acção mastigatória e da geração de saliva necessária para os comer.

Manter limpo o prato de comida e água

Certifique-se de que os pratos de comida e água estão limpos: Com que frequência limpa os pratos e as tigelas do cão? As tigelas de comida do cão podem conter muitas bactérias e germes maus, o que pode alterar o bem-estar dentário do cão. No final, isto traz um cheiro muito desagradável. Para prevenir estes germes, deve-se limpar os pratos pelo menos após cada refeição. Se não conseguir limpá-los após cada refeição, deve fazê-lo uma vez por dia.

Uma dieta saudável para dentes e gengivas saudáveis

Utilizar óleo de coco para limpar o sistema intestinal: O óleo de coco é óptimo para a limpeza do sistema gastrointestinal do cão. Se houver algo no estômago do cão que cause mau hálito, este desaparecerá dentro de poucos dias. Verifique com o seu veterinário para saber a dosagem correcta a administrar ao seu cão.

Introduza frutas e legumes para os cães: Enquanto os cães são carnívoros, é necessário introduzir vegetais e frutas tais como cenouras e morangos para ajudar a limpar o sistema intestinal. Também são óptimos para remover a placa bacteriana má dos dentes do cão e eliminar o mau hálito do cão. Tal como com o coco, é preciso falar com o veterinário e saber o tamanho correcto da porção para o cão. Pode depender da idade, actividade, doença, e extremidade do mau hálito.

O Vinagre de Cidra de Maçã também pode ajudar na saúde oral de um cão. Ajuda a manter os níveis de pH no sangue do seu cão ligeiramente ácidos, o que ajuda a manter as pragas à distância. Este Vinagre também ajudará na cura da boca do seu cão. Os níveis mais elevados de acidez do vinagre de cidra de maçã demonstraram quebrar a placa bacteriana e as bactérias nos dentes, mantendo a sua boca saudável.

Como ver-se livre do mau hálito do meu cão

Pode usar as dicas de prevenção para se livrar do mau hálito do seu animal de estimação. No entanto, a sua melhor hipótese de tratar o mau hálito do cão, doenças, ou quaisquer odores desagradáveis, será levar o animal ao veterinário. Enquanto estiver no veterinário, o cão receberá uma série de testes e avaliações para determinar a verdadeira causa do mau hálito do cão. O veterinário irá ajudá-lo a desenvolver uma dieta para o cão e a administrar a medicação adequada, dependendo da condição. Somos contra o auto-diagnóstico do cão, uma vez que isto poderia levar a dar ao animal a medicação errada. Se isto acontecer, corre-se o risco de agravar a má condição dentária em questão. Encontre um grande veterinário e leve o seu animal de estimação para tratamento dentário e elimine o mau hálito do cão.

Voltar para o blogue