Os cães são tão sensíveis à dor e ao desconforto como os humanos. Se o seu cão apresentar sintomas de dor, deve fazer questão de contactar o seu veterinário. Embora haja muitas opções disponíveis para tratar a dor canina, é preciso ter cuidado para não medicar demasiado o seu cão. Eles serão capazes de determinar os melhores medicamentos que pode utilizar para tratar a doença.
Muitos analgésicos humanos podem ter reacções adversas ao seu cão e podem mesmo ser letais. Por conseguinte, deve ter muito cuidado com a dosagem e deve seleccionar os medicamentos correctos.
Deve vigiar atentamente o seu cão para detectar quaisquer reacções. Em caso de quaisquer alterações, visite o veterinário para avaliações adicionais.
Como saber que o meu cão está com dor?
Muitas vezes, os donos de cães são incapazes de dizer que os seus animais de estimação necessitam de alívio da dor para os cães. Pode ser mais fácil dizer que o cão está a sofrer se estiver doente ou ferido. Deve também verificar o comportamento do seu cão para ver se ele se tornou mais agressivo ou anti-social. Se eles não parecerem entusiasmados em vê-lo, podem estar a sofrer.
Compreendendo os diferentes tipos de dor, o seu cão pode estar a sofrer pode ajudá-lo a determinar que tipo de medicação funcionará melhor para eles. Aqui estão alguns sinais e sintomas de dor que o seu cão pode exibir.
- Comportamento anti-social ou agressivo
- Uma mudança na dieta, na bebida e no hábito de dormir do cão
- Aumento da vocalização, tais como gemidos, rosnados e choro
- Respiração alterada ou ofegante com um aumento do ritmo cardíaco
- Sensibilidade ao toque
- Ficam rabugentos e podem morder-lhe
- Podem ser demasiado silenciosos, menos activos, ou esconder-se
- Coxeiam e são relutantes em andar
- O seu amigo canino deixa de comer e fica deprimido
- Tremores
Um cão que está a sofrer também problemas de mobilidade, e isto pode ser visto no coxear ou na rigidez. Normalmente, os problemas de mobilidade resultam de artrite e patas doridas, mas também de outras lesões tais como displasia da anca ou do cotovelo.
O resultado final é; se o seu amigo canino se estiver a comportar de forma incomum, deve verificá-los quanto à dor. Leve-os ao veterinário para evitar que os problemas se agravem.
Tipos de dor em cães
Dor músculo-esquelética
Este tipo de dor está geralmente associada a uma lesão numa articulação, músculo ou ligamento devido ao uso excessivo, má nutrição ou outra condição médica para a qual o cão está a ser tratado. Lembre-se sempre que a dor nas articulações se traduz em dor músculo-esquelética.
Dor neuropática
A dor neuropática é causada quando há danos nos nervos do corpo do seu cão. Pode resultar de várias razões diferentes, tais como lesão nervosa, mielopatia degenerativa, problemas da medula espinal ou outra condição que tenha prejudicado o seu sistema nervoso.
Dor nociceptiva
A dor por questões nociceptivas é geralmente causada por respostas nervosas a um estímulo dentro do corpo do seu amigo canino. Tal como os humanos, diferentes áreas do corpo do cão têm diferentes tipos de receptores que podem enviar sinais de dor ao cérebro do seu cão. A dor nociceptiva é o desconforto que o cão sente quando algo o machuca num só lugar, mas ele não consegue identificar com precisão onde lhe dói.
Posso dar analgésicos para humanos ao meu cão?
Nunca deve dar ao seu cão um analgésico humano e deve geralmente tentar assegurar-se de que estes medicamentos não estão ao alcance do seu cão. Medicamentos humanos tais como anti-inflamatórios podem ter reacções nocivas ou mesmo fatais no seu cão.
Posso dar Ibuprofeno ao meu cão?
Não. Um único comprimido de ibuprofeno de 200mg é suficiente para causar reacções adversas no seu animal de estimação, e isto pode levar a danos nos rins e no estômago. Alguns sintomas que serão exibidos quando o seu cão tomar esta medicação de alívio da dor incluem fraqueza, letargia, e falta de apetite.
Posso dar Paracetamol ao meu cão?
Evite isso. Com paracetamol, o seu cão precisaria de ingerir um comprimido de 500mg para apresentar reacções adversas. Em raras ocasiões, os veterinários podem prescrever paracetamol para cães, mas estes medicamentos humanos têm de ser administrados cuidadosamente e de acordo com os conselhos do veterinário.
Sempre que administrar o paracetamol ao seu animal de estimação, deve certificar-se de que o adiciona à dieta do seu cão. Deve deixar de administrar o medicamento se o cão começar a vomitar. Donos de cães experientes podem ser capazes de dar aos seus cães paracetamol sem recomendação do veterinário, mas isto nunca deve ser feito por mais de cinco dias.
Posso dar Aspirina ao meu cão?
A aspirina pode ser melhor tolerada pelos cães, mas também deve ser administrada apenas quando recomendada por um veterinário. Vale a pena notar que a maioria dos cães jovens não pode tolerar a aspirina porque não têm as enzimas necessárias para processar a medicação de alívio da dor.
Sempre que os veterinários prescrevam aspirina para cães, recomendarão que a medicação seja utilizada por um período de tempo limitado. Na maioria dos casos, a dosagem irá variar entre 10 e 40 mg por kg, e isto pode ser alterado em função do estado de saúde do cão. Mesmo depois de confirmar a dosagem pelo seu veterinário, terá de descobrir que tipo de aspirina deve dar ao seu animal de estimação. Por exemplo, não deve dar ao seu animal de estimação medicamentos para aliviar a dor que são revestidos com entérico, uma vez que este não será digerido pelo cão. O resultado é que o comprimido inteiro passará simplesmente através do cão.
Quais os riscos de dar analgésicos de humanos para cães?
Um dos principais riscos dos medicamentos para o alívio da dor humana é que eles podem dificultar a produção de prostaglandinas, uma substância que protege os órgãos do seu cão. Sem esta substância, o fluxo de sangue para os rins do seu cão será dificultado, e o sangue pode acabar por coagular. O revestimento interior do estômago também permanecerá desprotegido sem prostaglandinas. O resultado seria o desenvolvimento de problemas intestinais e distúrbios hemorrágicos. O seu cão pode também apresentar sintomas como vómitos, diarreia, e perda de apetite. Os rins e o fígado do seu cão também podem falhar.
Se o seu cão parece ter tomado medicamentos para aliviar a dor, deve contactar imediatamente o seu veterinário, e certificar-se de que fornece todos os detalhes necessários relativamente ao seu animal de estimação. Se souber a quantidade de medicamentos que ingeriram, bem como o tipo, deve dar esta informação ao seu veterinário, pois ela determinará a gravidade da situação. Além disso, o seu veterinário poderá ter necessidade de saber o peso do seu cão.
Ao tratar o envenenamento, é provável que o seu veterinário comece por induzir o vómito. Isto deve ser feito idealmente no prazo de duas horas após a ingestão do medicamento. O cão pode também precisar de soro nas veias, especialmente se ingeriu grandes quantidades de medicação humana. O seu veterinário pode também administrar antídotos ou medicamentos de protecção do fígado, dependendo da gravidade da situação.
O que posso realmente dar ao meu cão para a dor?
A resposta depende do tipo de dor que o seu cão está a sentir. Se não tiver sido diagnosticada uma condição específica que lhe esteja a causar dor e só tiver dores ocasionais, pode pensar em suplementar a sua dieta com alguns suplementos para cães contendo óleo de cânhamo ou outros ingredientes nutritivos. Estes podem ajudar a melhorar a sua saúde geral.
Em todos os outros casos, basta ouvir o seu veterinário. Eles irão prescrever o tratamento correcto. Quando falar com o seu veterinário, deverá informá-los se o cão está ou não grávida. Não se esqueça também de mencionar quaisquer outros medicamentos que eles possam estar a tomar.
Acupunctura
Este é um dos tratamentos mais recentes que são eficazes com a maioria dos donos de cães. Está entre os poucos remédios holísticos e naturais para gerir a dor dos cães. Este tratamento alternativo pode eliminar a dor e inflamação causadas por lesões. Utiliza agulhas afiadas inseridas na pele do seu cão em pontos específicos que afectam a saúde e o bem-estar geral do seu cão.
Ao tratar o seu cão com este método, é importante procurar um veterinário que tenha experiência na área para iniciar o alívio da dor do seu cão no caminho certo para a recuperação.
Many human painkillers may have adverse reactions to your dog and may even be lethal. Therefore, you should be very careful with the dosage and should select the correct drugs.
You should closely watch your dog for any reactions. In case of any changes, visit the veterinarian for additional assessments.