Em poucas palavras:
A caspa de cão é tão preocupante como a caspa humana. Algumas das causas podem ser diferentes, mas os cuidados adicionais e as viagens extras ao veterinário vão contribuir muito para assegurar que a pele do seu cão não seja escamosa. Banhos regulares de higiene e suplementos de ácidos gordos à dieta são tudo dicas que melhoram imensamente a saúde da pele e mantêm a caspa à distância.
Vamos falar da caspa de cão
Se tiver notado uma pele branca e seca incomum na pele do seu pet favorito e esta condição persistir por algum tempo, o seu cão pode, na verdade, ter caspa.
Se a pele escamosa não for persistente, então não há nada com que se preocupar. No entanto, se começar a notar estes flocos brancos na cama do seu cão ou à volta da casa, então poderá ser a altura de consultar um veterinário.
Factos sobre a caspa do cão
O simples facto de a caspa de cão não ser algo de que muita gente esteja ciente, torna a questão ainda mais difícil de tratar. A caspa de cão é semelhante àquela que os humanos recebem. A única diferença significativa é a causa.
Por definição, a caspa é células mortas da pele. Quando estas células permanecem no pêlo e na pele de um cão durante demasiado tempo, a caspa torna-se irritável. A mancha desta caspa depende da cor da pele e do pêlo do seu cão, tornando-a um pouco complicada para alguns donos.
Outro aspecto complicado é onde se nota a caspa do seu cão. Repara na caspa num ponto ou em toda a pele e pêlo do seu cachorro? Se estiver apenas num ponto, então pode ser apenas uma irritação temporária da pele. Uma vez identificado que é certamente caspa de cão, contacte rapidamente o seu veterinário para aconselhamento.
O que provoca a caspa nos cães?
Uma vez que as células que morrem estão sempre a ser substituídas por novas células saudáveis, os cães encontraram uma forma de se livrarem desta pele escamosa através do asseio. A persistência da caspa tende a realçar uma questão subjacente que pode variar de:
- Infecções cutâneas
- Falta de cuidados
- Uma doença de pele
Quais são então algumas das causas crónicas da caspa do cão? Aqui estão algumas:
Condições Genéticas
As condições genéticas são consideradas azaradas para as criaturas que elas afectam, e não é diferente para os cães.
Seborreia
A Seborreia é uma condição médica que acontece quando as células da pele do cão são empurradas para a superfície da pele do cão antes do seu tempo devido. Uma vez que as células ainda não desenvolveram completamente, a substância semelhante à cola que é suposto mantê-las no lugar é fraca. Isto faz com que estas células cutâneas jovens se tornem em flocos facilmente causadores de caspa.
Em cães, esta condição pode também ser acompanhada por uma pelagem gordurosa à medida que as glândulas tentam compensar as células cutâneas em flocos. O que causa a Seborreia é ainda desconhecido até à data, mas o facto de afectar uma determinada raça aponta para a genética.
As raças de cães mais afectadas pela Seborreia são:
- West Highland White Terrier
- Cocker Spaniel Americano
- Doberman Pinscher
- Springer Spaniel Inglês
Caspa ambulante
Caspa andante é um termo usado para se referir aos ácaros Cheyletiella Mites e é diferente da caspa normal. Estes parasitas externos são suficientemente grandes para serem vistos pelos olhos e aparecem como flocos de pele branca, daí o nome caspa ambulante. Os ácaros ficam à vontade na pele do cão, alimentando-se dela e até colocando ovos nela. Isto faz com que o cão tenha comichão na pele e seja geralmente desconfortável.
Problemas de dieta
A pele do seu cão necessita de nutrientes específicos para a manter saudável. Uma vez que a maioria destes nutrientes são obtidos a partir da dieta do cão, uma caspa imprópria pode ser a causa da caspa se o seu cão não estiver a obter os nutrientes certos.
A dieta de um cão deve ser rica em ácidos gordos ómega 6 e ómega 3 que desempenham um papel vital na saúde do pêlo e da pele e na prevenção da caspa ou de quaisquer manchas de pele seca. Qualquer ajuste da dieta, no entanto, deve ser feito a conselho do seu veterinário, uma vez que pode acabar por causar mais danos do que danos na pele.
Infecção da pele de um cão
As bactérias e os fungos são as principais causas de infecções cutâneas. Estas infecções reduzem as medidas de protecção da pele, tornando-a susceptível a outros perigos, tais como a caspa. Não importa se a infecção do pêlo ou caspa veio primeiro, são necessários os tratamentos certos para levar a pele do seu cão de volta a um estado saudável a partir da sua escamosa.
Condições de saúde subjacentes
Para além das condições genéticas, as hormonas também desempenham um grande papel na saúde da pele do seu cão. O hipotiroidismo, que é quando as glândulas tiróides são menos activas, causa uma mudança significativa na saúde da pele de um cão.
Outros responsáveis comuns incluem uma doença auto-imune chamada pemphigus e uma condição chamada doença de Cushing que pode causar a descamação da pele. Estes também resultam no enfraquecimento do sistema imunitário, abrindo o cão a novas infecções.
Como é que se livra da caspa num cão?
Agora que já analisámos as causas da caspa, vejamos formas de nos vermos livres deles. A maioria destes serão remédios directos para as causas, o que torna o rastreio muito mais fácil. Dependendo da gravidade da caspa, o tratamento pode ser feito directamente em casa ou visitando um veterinário.
Aqui estão alguns remédios caseiros:
Higiene:
Um cuidado consistente é a forma mais segura de manter a saúde da pele e de gerir a caspa dos cães. Uma maneira de o fazer é escovar o seu cão. Isto vai muito longe para assegurar que o excesso de oleosidade da pele é espalhado por todo o pêlo e que as células mortas e o pêlo são removidos. Para manutenção geral, é aconselhável escovar uma vez por semana. Ao passar por um surto de caspa, é aconselhável escovar o seu cão diariamente.
A nebulização é também uma boa prática, especialmente para cães de pêlo longo. Isto pode ser feito utilizando água ou um spray especial de condicionamento específico para cães. Uma verificação rápida com o seu veterinário é aconselhável para garantir que utiliza os procedimentos e equipamento adequados para o seu cão.
Suplementos
Os suplementos dietéticos recomendados pelo seu veterinário podem ser o remédio que procura. Os suplementos de ácidos gordos, tais como ómega 3 e ómega 6, irão aumentar significativamente a saúde do seu cão. Deve saber que estes suplementos não são tão bem regulamentados como os medicamentos regulares, por isso confirme com o seu veterinário antes de qualquer acção.
Com que frequência devo dar banho ao meu cão com caspa?
O banho é principalmente recomendado para seborreia e infecções bacterianas ou fúngicas. Um diagnóstico da causa da caspa é fundamental para determinar que produtos específicos devem ser utilizados para o banho. Um bom veterinário prescreverá um champô medicamentoso contra a caspa. Dar banho a um cão uma vez por semana enquanto a caspa persiste deve ser suficiente.
Uma coisa a notar, contudo, são as instruções sobre como dar banho ao cão. Isto porque o banho regular pode secar a pele e livrá-la de óleos essenciais, agravando ainda mais os sintomas actuais. Lembre-se sempre de enxaguar bem depois de um banho.
Quando deve contactar o seu veterinário?
Para a caspa suave, recomendamos a utilização destes remédios caseiros. No entanto, teria de visitar urgentemente um veterinário, se estes sintomas persistissem:
- Odor na pele
- Pele vermelha, irritada
- Queda de cabelo
- Desconforto e outros sinais de doença
- Coceira
- Enormes quantidades de caspa na cama
Um diagnóstico dependerá enormemente dos sintomas exactos do seu cão. Um exame físico pode incluir uma raspagem cutânea que é usada para procurar quaisquer bactérias ou parasitas prevalecentes que causam infecções bacterianas e fúngicas e caspa.