O que este post lhe ensinará:
Independentemente do que esteja a causar dor ao seu gato, não se limite a auto-diagnosticá-lo. Também não dê analgésicos ao seu gato destinados ao consumo humano. Consulte sempre o seu veterinário.
Se já sabe a razão pela qual o seu gato está a sofrer, há alguns remédios caseiros que pode experimentar sob a orientação do seu veterinário.
Introdução
Diz-se que os gatos têm nove vidas. Portanto, como proprietários responsáveis de animais de estimação, vamos nos certificar de que muitas delas sejam indolor.
Seja saltando de uma árvore alta ou de um sofá almofadado, os gatos raramente se machucam. Isto é devido a seus ossos e ligamentos altamente flexíveis que lhes dão um reflexo único e os protegem de acidentes e ferimentos fatais.
No entanto, os gatos são propensos a diferentes tipos de dor que muda seu comportamento. Às vezes, a dor pode ser a causa raiz da ansiedade ou da agressão em gatos.
Este post em nosso blog poderia ajudá-lo a entender as causas, os sinais de dor e as possíveis formas de enfrentá-los a tempo.
Que sinais a serem procurados quando seu gato está com dor?
Os gatos são, presumivelmente, os animais de estimação mais independentes. E essa poderia ser também a razão pela qual eles se comportam de uma certa maneira para expressar sua dor.
Algumas dores podem ser crônicas, mas podem ser lentas para reagir fisicamente. Algumas podem ser mais leves, mas podem causar mais desconforto. Em todo caso, porém, vamos discutir alguns dos sinais mais comuns que você pode observar quando seu gato está com dor.
- escondido por muito tempo em lugares incomuns em casa,
- relutância em usar a caixa de areia,
- negligência no autocuidado,
- não mostrar interesse em ser acariciado, ou permanecer distante,
- falta de apetite
- Falta de interesse em seus jogos favoritos
- consumo excessivo de líquido
- Perda ou ganho de peso repentino,
- Aumento das vocalizações, miados, choro
- mudança nos padrões de sono
- aumento da agressão por causa da dor,
- freqüentemente tentando usar a caixa de areia, mas mostra sinais de dor ou dificuldade ao fazer seu trabalho,
- queda de pêlos incomuns, formando uma mancha na pele
A dor nos gatos pode ser causada por várias razões. Uma indicação subjacente de uma doença ou infecção, deficiência, picadas de insetos, envelhecimento, ficar preso em uma janela ou porta, ou mesmo uma sobrecarga de estresse leva à dor ou desconforto.
Algumas doenças comuns que causam extremo desconforto e dor em gatos são:
- infecção do trato urinário (ITU),
- doença dos rins,
- pedras na bexiga,
- bronquite felina,
- problemas respiratórios,
- artrite,
- má absorção de nutrientes,
- diabetes,
- e hipertireoidismo.
Além disso, você sabe como seus gatos normalmente se comportam. O que os faz felizes? Por que eles se escondem? Que guloseima ou jogo pode alterar seu estado de espírito? Portanto, observe seu comportamento e preste atenção a pequenas mudanças que você não quer ignorar.
Por que eu não posso dar analgésicos humanos ao meu gato?
Os analgésicos humanos podem ser tóxicos e fatais em pequenos animais. A potência dessas drogas que são usadas por humanos não pode ser metabolizada por animais de estimação. Especialmente os opiáceos ou a medicação para o alívio da dor pode deixar efeitos adversos em seus companheiros.
Alguns donos de animais de estimação dão aspirina para o alívio da dor. Mas ela deve ser muito raramente usada sob observações médicas. Porque os gatos não metabolizam a aspirina suavemente. Assim, ela pode levar a perturbações gástricas ou outras complicações.
Tenha em mente evitar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) como o Tylenol ou ibuprofeno. Isto poderia levar a conseqüências fatais para seu querido animal de estimação.
O que fazer se eu notar que meu gato está com dor?
Uma vez que você tenha observado mudanças no comportamento de seu gato e tenha certeza de que a dor está de alguma forma incomodando, consulte imediatamente seu veterinário.
Não administre medicamentos contra a dor a seus animais de estimação sem analisar as causas subjacentes da dor.
Alguns veterinários estão abertos a considerar terapias alternativas junto com os métodos tradicionais. Por exemplo, massagem terapêutica, acupuntura, medicina oriental (que aborda o bem-estar como um fluxo contínuo de energia).
O que posso dar ao meu gato para o alívio da dor?
Antes de tudo, você precisa descobrir o que está causando dor ao seu gato. O veterinário deveria ter sido capaz de aconselhá-lo sobre isso.
Aliviadores de dor para gatos só devem ser fornecidos a gatos sob os cuidados de um veterinário.
Algumas ervas, tais como o dente-de-leão, o dente-de-leão, o cânhamo, as raízes de alcaçuz e a camomila têm sido utilizadas pelos donos de animais de estimação.
Além disso, estas estão disponíveis na forma de guloseimas e óleos que podem ser facilmente administrados junto com os alimentos.
Aqui estão algumas outras sugestões para aliviar a dor:
Se você gato está com dor por causa de artrite
Em gatos, uma dieta adequada vai contribuir muito para reduzir a inflamação crônica e o desconforto.
Muitos gatos com sobrepeso, por exemplo, sofrem de artrite. Dar-lhes alimento com menor densidade calórica e uma quantidade moderada de proteína pode ajudá-los a perder peso enquanto mantém a massa muscular e a força.
O excesso de peso corporal não só coloca tensão excessiva nas articulações artríticas, mas também estimula a inflamação, que está na raiz da condição. Alimentos e suplementos contendo altas quantidades de ácidos graxos ômega-3, como o ácido docosahexaenóico (DHA), também podem ajudar a aliviar a irritação e o desconforto das articulações.
Se seu gato estiver com dor devido a Inefcções no Trato Urinário
O suco Cranberry é uma conhecida cura caseira para infecções do trato urinário em gatos. Os sinais ITU incluem urinar muito ou muito pouco, urinar fora da caixa de areia, e/ou sentir inflamação e desconforto durante a micção.
É importante notar que nem todos os produtos à base de Cranberry são criados iguais, e os especialistas também estão discutindo se o suco de Cranberry pode tratar as infecções do trato urinário. Entretanto, foi demonstrado que ele pode aliviar o sofrimento de alguns dos gatinhos na maioria das situações.
Falta de vitaminas
A falta de vitaminas pode causar uma variedade de problemas de saúde. As vitaminas podem fazer maravilhas para seu gato, mesmo que pareçam básicas e demasiado simples. As vitaminas podem ser adicionadas aos alimentos para melhorar a resposta imunológica natural do seu gato e ajudar a combater a causa da dor. As vitaminas para gatos são geralmente seguras, mas como tudo sempre, contacte primeiro o veterinário. É melhor estar seguro do que ter arrependimento.