Em resumo:
Sim, os cães apanham constipações, mas estas não são iguais às constipações humanas. As constipações caninas podem desaparecer por si mesmas se o sistema imunitário do seu cão for suficientemente forte. No entanto, é aconselhável cuidar do seu cão da mesma forma que cuidaria de um humano se notasse que ele está doente. A maioria das constipações são inofensivas, mas algumas podem ser mais graves. Consulte o seu veterinário se os sintomas persistirem.
Os cães podem apanhar constipações?
Sim, os cães constipam-se, mas é diferente em comparação com as constipações humanas. Os cães apanham vírus como a parainfluenza e bactérias como a Bordetella bronchiseptica, enquanto os humanos apanham constipações de vírus como o rinovírus. Por vezes, pode ouvir-se constipações caninas a serem referidas como tosse de canil ou tosse canina. A maioria das constipações que encontrará nos cães deve-se a uma combinação de muitos agentes infecciosos.
A maioria das constipações caninas não são fatais; são, no entanto, irritantes. Qualquer infecção que provoque uma constipação num cão pode fazê-los farejar e espirrar. No entanto, o frio pode mascarar doenças mais graves no seu cão.
O que é uma constipação canina?
As constipações caninas são sempre o resultado de uma vasta gama de vírus e bactérias. Estes seres infecciosos agrupam-se para causar sintomas semelhantes como farejar e espirrar. Alguns destes seres contagiosos tendem a ser mais graves em comparação com outros. É por isso que é necessário tratar o seu cão imediatamente se detectar quaisquer sintomas de constipação.
Como é que sabe se o seu cão está constipado?
A maioria dos sintomas da constipação do cão são fáceis de identificar e incluir:
- Olhos lacrimejantes
- Tosse
- Espirrando
- Nariz congestionado ou a pingar
- Letargia
- Problemas respiratórios
- Perda de apetite
Se o seu cão experimentar a maioria destes sintomas frios, é aconselhável levá-lo a um veterinário.
Como é a constipação de um cão?
Ao tossir, o cão pode parecer que está a tentar tossir alguma coisa. Além disso, pode ouvir sons como buzinar ou amordaçar. Lembre-se de informar o seu veterinário com antecedência, porque estas constipações podem acabar por ser contagiosas para outros cães.
Pode um cão apanhar uma constipação dos humanos?
Não, os cães não podem apanhar constipações de humanos. Estes vírus constipados são específicos da espécie; portanto, não podem ser transferidos de si para o seu cão e vice-versa. Portanto, se tiver uma constipação, não se preocupe que possa acabar por passá-la ao seu cão.
Pode nem sempre ser uma constipação.
O seu cão pode apresentar os sintomas listados acima, mas estes sintomas podem ser outras doenças caninas. Estas doenças incluem:
- Têmpera canina
- Alergias dos cães, como a febre dos fenos
- Tosse canina
Têmpera canina
Os cães apanham a têmpera canina de um vírus altamente contagioso conhecido como o paramixovírus. Este vírus afecta principalmente os cães, mas também pode afectar raposas cinzentas, gambás, guaxinins, furões, e muitos outros animais. A condição afecta o sistema imunitário, a pele, respiratório, gastrointestinal, e o sistema nervoso central, e os sintomas podem manifestar-se após 14 dias de exposição. Alguns sintomas da gripe canina ou da têmpera incluem:
- Febre
- Corrimento ocular
- Espirrando
- Letargia
- Corrimento nasal
- Tosse
- Diarreia
- Perda de apetite
- Vómito
- Dor
- Dificuldade em respirar
- Feridas de pele
- Pneumonia
- Espessamento das almofadas dos pés e do nariz
Além disso, os cães apanham constipações ou gripe canina por estarem perto de outros animais selvagens e cães com o vírus. A vacinação contra este vírus é uma das melhores formas de garantir que o seu cão está seguro. Qualquer cachorro e um cão mais velho que não esteja vacinado é mais vulnerável à têmpera canina.
Alergias a cães
Os cães podem ter febre dos fenos ou alergias devido à exposição a alergénios. Estas reacções podem demorar um pouco antes de revelarem os seus sintomas. Se um cão tiver alergias, o sistema imunitário pode ter taxas de resposta mais baixas, prejudicando assim o corpo. Os sintomas mais comuns das alergias a cães incluem:
- Tosse
- Espirrando
- Diarreia
- Vómito
- Tremores
- Prurido da pele
As alergias são comuns em cães de todas as origens e raças. A maioria destas surgirá quando o seu cão tiver seis meses de idade, enquanto os efeitos podem tornar-se graves enquanto o cão tiver um ou dois anos de idade. Os sujeitos que mais causam alergias nos cães são plantas, esporos de bolor, pólenes, ácaros, e proteínas de insectos.
Tosse canina
A tosse canina em cães tem múltiplas causas, tal como as constipações humanas. Sabe que o seu cão tem tosse em canis se estiver constantemente a fazer ruídos que insinuam que ele está a sufocar. Isto, contudo, não é motivo de preocupação, mesmo que possa parecer terrível. A maioria dos cães consegue recuperar da tosse sem qualquer tratamento. Os sintomas mais comuns da tosse incluem:
- Tosse vigorosa e persistente
- Espirrar
- Descarga ocular
- Nariz a pingar
- Perda de apetite
Há alguns factores que podem levar o seu cão a ter tosse, entre eles
- Estresse induzido pelas viagens
- Exposição ao fumo ou pó de cigarro
- Temperaturas frias
- Exposição a áreas com muita gente
As constipações dos cães desaparecem por si mesmas?
Se o sistema imunitário do seu cão for suficientemente forte, é possível que uma leve constipação possa desaparecer por si só. No entanto, tal como acontece com os humanos, terá de cuidar do seu cão para o ajudar a ficar saudável novamente.
Tratar o resfriado do seu cão a partir de casa
Desde que o seu cão coma, respire e beba normalmente, pode controlar o seu resfriado a partir de casa. Para gerir adequadamente o resfriado a partir de casa, é necessário considerar a adição de líquidos bem como caldo de carne de vaca e caldo de galinha com baixo teor de sódio aos alimentos de alimentação. A ingestão de líquidos é vital nos cães, tal como nos humanos. Isto assegura que o seu cão permanece hidratado.
Além disso, pode dar ao seu cão água limpa e fresca. No caso do olfacto do seu cão ser afectado, alimente-o com alimentos com forte odor. Eles podem encorajá-lo a comer. Mais ainda, pode aumentar o odor derramando sumo de atum na comida normal. Também pode considerar tomar banho com o seu cão na casa de banho.
O vapor do chuveiro pode ajudar a remover quaisquer problema nos seios nasais que o cão possa ter. Além disso, isto pode ajudar a aliviar o congestionamento. Do mesmo modo, ao passear o cão, deve considerar mudar de uma coleira para um arnês. Quando o seu cão apanha constipações, a sua coleira pode irritar a traqueia. Além disso, o arnês pode ajudar a manter o cão calado, evitando assim mais danos e irritação para os pulmões e traqueia.
Evitar brincadeiras e correrias selvagens é outra forma de garantir que o seu cão cicatriza rapidamente. Observe sempre outros cães para garantir que não apanham o frio ou causem uma reinfecção fria. Também pode limpar qualquer descarga do nariz e olhos do seu cão pelo menos duas vezes por dia. A utilização de uma compressa quente pode ajudar a amolecer toda a descarga seca.
Algumas raças de cães são mais susceptíveis a apanhar frio no Inverno – certifique-se de que lhes coloca algumas roupas de protecção, tais como suéteres para cães, quando os leva a passear.
Tratar o resfriado do seu cão através de um veterinário
Se quiser ver-se livre do resfriado do seu cão, pode procurar ajuda profissional de um veterinário. Isto ajuda a descartar infecções graves e causas do resfriado. Além disso, o veterinário realizará testes para saber se o cão tem uma doença grave. Os testes comuns incluirão a audição dos pulmões e do coração, análises ao sangue, análise fecal e radiografias.
Estes testes ajudarão a realçar a causa do resfriado do cão e ajudarão o veterinário a saber qual o plano de tratamento que funcionará melhor para o seu cão. O tratamento dependerá sempre da causa do constipação. Na maioria dos casos, o resfriado suave do cão resolverá por si só. Contudo, infecções como a tosse do canil exigirão um protocolo de tratamento que incluirá líquidos, supressores de tosse, antibióticos, e repouso.
Como impedir o seu cão de apanhar um resfriado
Infelizmente, não existem vacinas para a gripe canina comum. Isso deve-se à vasta gama de vírus que podem causar sintomas de constipação canina. No entanto, o seu cão pode ser vacinado contra outras constipações comuns como a tosse, a tosse do canil, e o resfriado canino ou a gripe. Estas vacinas ajudarão a minimizar o risco do cão contrair a doença.