Em resumo:
Embora existam inúmeras razões pelas quais o seu cão está a tremer, é vital prestar muita atenção aos sintomas e comportamento do seu amigo canino.
Se o tremor for acompanhado por vómitos, diarreia e febre alta, pode ser uma doença viral que exija atenção urgente. Contacte o seu veterinário e não se auto-medique o seu cachorro.
No entanto, podem existir algumas razões mais peculiares para o seu cão tremer, tais como simples problemas de comportamento.
Porque é que o meu cão está a tremer? – Causas Comuns e seus Tratamentos
Provavelmente já viu o seu cão a tremer de forma brincalhona inúmeras vezes, especialmente depois de um banho ou durante um passeio à chuva. Contudo, o tremor involuntário em cães pode ser um sinal de algo mais grave.
Não há uma resposta definitiva sobre a razão pela qual os cães tremem. No entanto, varia entre problemas graves e razões bastante inofensivas. No entanto, aqui estão algumas razões comuns para tremores em cães.
Tremor devido a doença ou desconforto físico
O seu cão pode estar a sofrer
Por vezes, quando os cães sentem dores nas costas, abdominais ou no pescoço, podem começar a tremer. O tremor devido à dor é frequentemente comum se um cão tiver problemas articulares subjacentes, especialmente artrite, uma vez que os membros afectados podem sofrer tremuras.
Observe o tremor, e se parecer que o prejudica de alguma forma, ou lhe causa mais dor, tome medidas. A dor nos cães torna-se evidente através de sintomas como agitação, coxear, ou tornar-se sensível ao toque. Quando se observam tais sinais, especialmente quando se tenta brincar, é altura de visitar um veterinário.
Infecção viral
Embora seja incomum os cães apanharem uma infecção viral, não é impossível. O seu cão pode apanhar uma doença viral ou uma condição neurológica que pode causar tremores. Se o seu cão estiver a tremer devido a uma infecção viral ou a uma doença neurológica, poderá notar sintomas como tremores incontroláveis durante muito tempo.
Se o tremor se prolongar e se tornar excessivo, contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível. Ter o seu cão avaliado em breve ajudará a prevenir novos sintomas e ajudará a curar a doença em breve.
Intoxicação
Uma resposta padrão para “Porque é que o meu cão está a tremer” pode ser envenenamento. Coisas normais em sua casa, tais como cigarros e pastilhas elásticas, podem talvez ser agradáveis para si, mas prejudiciais para o seu amigo canino. Se o seu cão ingerir uma substância tóxica, pode causar tremores.
Algumas substâncias intoxicantes podem também causar sintomas intensos como tremores musculares ou convulsões. Portanto, evite expor o seu cão a toxinas tais como nicotina, chocolate, e xilitol.
Existem diferentes sintomas associados à intoxicação, tais como vómitos, diarreia, baba, e convulsões. Caso note que o seu animal de estimação foi anteriormente exposto a substâncias tóxicas, contacte imediatamente o seu veterinário. Leve o cão para um ambiente limpo e seguro e assegure-se de que está calmo. Evite muita actividade até que um veterinário examine o estado.
Artigo relacionado: Fumaça de cannabis é prejudicial para o meu cão?
Melhor que esteja simplesmente com frio
Uma causa comum para o tremor dos cães é o frio. Tal como o dono, quando o tempo lá fora está frio, espera que o seu cão também sinta frio. Por vezes, tremer ou trepidar é apenas uma indicação de que o seu cão está frio.
Se o tempo estiver gelado, pode tentar brincar com o seu cão para o manter activo. Brincar é uma forma de exercício que o manterá quente; esta é a forma mais fácil de parar de tremer. Talvez também limite a revelação. Um sweater de cão também pode ajudar a mantê-los quentes.
Síndrome do tremor generalizado (STG)
A síndrome do tremor generalizado (STG) é também conhecida como síndrome de reacção aos esteróides e pode ser a razão pela qual o seu cão está a tremer. Esta síndrome foi descoberta pela primeira vez em cães pequenos, principalmente em cachorros brancos. No entanto, actualmente, cães de qualquer raça, tamanho ou cor são propensos a tê-la. A causa da síndrome está ainda por ser descoberta.
Os sintomas da síndrome do tremor generalizado podem ser notados quando o cão está entre nove meses e dois anos. Felizmente, a síndrome pode ser tratada usando corticosteróides como a prednisona. No início do tratamento, os resultados são visíveis no prazo de sete dias.
Letargia
Acima, discutimos algumas das razões que podem levar a que os cães tremam nos nossos amigos caninos. No entanto, por vezes, o tremor dos cães pode ser o resultado de letargia. Mas como é que se diz?
Pode-se medir a temperatura do cão, e se for normal, não há motivo para pânico. Suponha que está a apresentar uma mudança de comportamento mas não apresenta quaisquer sintomas de um problema grave, como vómitos, dor óbvia, gengivas brancas a coxear, ou um abdómen inchado. Nesse caso, não há razão para entrar em pânico.
Se notar que o tremor começou após um passeio, e o cão ainda come e se comporta normalmente, pode ser letargia. Os caninos também ficam letárgicos, principalmente se trabalharem demais os músculos. Pode ser depois de visitar o parque canino. Se dar ao seu amigo canino uma atenção extra ou permitir-lhe descansar durante um ou dois dias não o anima de volta ao seu eu habitual, marque uma visita ao veterinário.
Envelhecimento
Os cães mais velhos tendem a desenvolver tremores musculares nas suas pernas, o que resulta em tremores. Além disso, quando o seu animal de estimação atinge uma certa idade, pode esperar que ele comece a tremer. No entanto, isto não significa que os cães mais velhos tremam só por causa da idade. Os tremores podem ser um sinal de desconforto ou dor nas articulações.
Consulte o seu veterinário e pergunte se existem terapias, remédios, ou tratamentos que possa utilizar para parar os cães de tremer. Além disso, é essencial lembrar que os cachorros mais velhos não são fisicamente fortes como os cachorros jovens. Por conseguinte, deve considerar fazer alterações na rotina de exercício do seu cachorro, dependendo da sua idade.
Razões psicológicas
Ansiedade
Os cães também podem acumular muitas emoções, sentir-se stressados e acumular ansiedade que pode ser a razão para tremer. A maioria dos animais de estimação fica ansiosa durante uma forte aguaceira quando o trovão rola. Outros ficam ansiosos ao som de fogo-de-artifício.
O truque é identificar se existe alguma actividade que resulte em ansiedade.
Medo
Sim, os cães também ficam com medo. O tremor pode ser causado pelo medo, e por vezes pode ser tão intenso que provoca uma mudança de comportamento. Algumas das razões pelas quais o seu cão pode ter medo incluem efeitos secundários experimentados de abandono ou abuso. Outra razão para tremer pode ser a preocupação de estar separado do seu dono.
Se é o medo que está a causar tremores, pode sentar-se com o seu cão e acarinhá-lo suavemente. Pode tentar acalmar o seu cão, falando com ele num tom suave para o fazer sentir menos medo.
Náuseas
Tal como nós, os caninos também podem ter náuseas por comerem os alimentos errados, comerem em excesso e ficarem enjoados com os medicamentos. Casos mais graves, tais como uma condição renal subjacente ou doença hepática, podem causar náuseas em cães.
Os tremores podem ser uma indicação de náuseas. Outros sintomas associados a náuseas são o bater dos lábios, vomitar, bocejar, esconder-se, e babar-se excessivamente. O tratamento eficaz das náuseas depende da causa. É essencial saber o que ingeriram e depois proceder ao contacto com o seu veterinário.
Razões comportamentais
Em busca de atenção
Se se apressar a confortar o seu cão sempre que ele ou ela tremer, o seu cão pode aprender que tremer é uma boa maneira de obter a sua atenção. Para ganhar simpatia, alguns cães até tremem enquanto imploram por comida.
O que deve fazer: Embora este comportamento não seja necessariamente mau, Millan sugere que encorajá-lo não é uma ideia inteligente. É normalmente melhor ignorar este aparente puxão de pena se não houver outra explicação para o tremor do seu cão.
Trepidação devido à excitação
Um cão é uma criatura feliz, e por vezes, a sua excitação ultrapassa o telhado e causa tremores e até hiperactividade. A excitação é típica dos animais de estimação, especialmente depois de regressar do trabalho. Se o seu cão está a tremer devido à excitação, acariciar o seu pêlo reduzirá a agitação, uma vez que produz um efeito calmante.
Em alternativa, pode treinar o seu cão para se sentar e ficar calmo e recompensá-lo com uma saudação. No entanto, isto não é motivo de preocupação; a maior parte dos cachorros sai desta característica com o tempo, por isso não chame já o veterinário.
Diferença entre agitação e crises
Há uma grande diferença entre tremores e crises. A maioria das razões para tremer em cães são geralmente inócuas, mas ainda assim é altamente recomendável consultar um veterinário se estiver a começar a suspeitar. Eles podem ajudá-lo e também descobrir se algo está errado.
Durante uma convulsão, os cães são incapazes de se mexer, devido a uma convulsão muscular. Perdem também a capacidade de conhecer o seu ambiente. Se não tiver a certeza se o seu cão está a sofrer uma convulsão, deve ir imediatamente ao veterinário para que eles possam ser tratados por um distúrbio de convulsão.