ENTENDENDO OS TERPENOS

ENTENDENDO OS TERPENOS

O que você sabe sobre os Terpenos?

Os terpenos são encontrados em TODAS as plantas, incluindo a Canábis. São eles que dão às plantas e flores os seus sabores e aromas distintos, o mesmo acontece com o vinho. Cada um vem com os seus próprios benefícios. Juntamente com os flavonóides, os terpenos são os odores e cheiros que associamos às plantas. Diferentes cultivadores de Canábis têm as suas próprias combinações de terpenos que fazem com que cada variedade tenha o seu próprio aroma único. Por outro lado, os canabinóides não produzem cheiros.

Eles fornecem várias funções essenciais para as plantas: Algumas plantas os usam como mecanismo de defesa para manter os predadores afastados. Muitas plantas utilizam as suas moléculas aromáticas para atrair insectos polinizadores (como as abelhas) que as ajudam a reproduzir-se. Algumas plantas libertam terpenos que se desenvolvem devido ao stress (sim, até as plantas podem sentir stress!).

E a Canábis?

Os terpenos da canábis são responsáveis pelos cheiros e sabores da planta. Mas eles proporcionam muito mais do que apenas odores e sabores distintos. Um estudo realizado pelo Dr. Ethan Russo, MD, Director de Investigação e Desenvolvimento do International Cannabis and Cannabinoids Institute, demonstra que o conteúdo de terpenóides oferece “actividades farmacológicas complementares que podem reforçar e alargar as aplicações clínicas e melhorar o índice terapêutico dos extractos de canábis”. Isto indica que os terpenos têm efeitos sinérgicos quando combinados com canabinóides e outros terpenos.

Aqui estão os 8 Terpenos mais comumente encontrados na Cannabis:

Limoneno

Quando a vida te dá limões… recebes limoneno! O limoneno é um terpeno líquido que tem uma variedade de usos. É normalmente encontrado nas cascas dos citrinos, tais como limões, limas e laranjas. É comumente usado para aromatizar alimentos ou medicamentos. O limoneno é também utilizado em fragrâncias e como um poderoso solvente em produtos de limpeza.

Mas chega disso… queremos saber já os seus benefícios!

As pesquisas sugerem que o limoneno pode estimular o sistema imunitário e pode ajudar a reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. O limoneno tem propriedades antioxidantes poderosas e pode reduzir a incidência e ajudar no tratamento de alguns cancros. Os benefícios do limoneno incluem também o alívio da dor e da azia, a melhoria da reparação da pele e a cicatrização das feridas, bem como a redução da inflamação intestinal. Também contém efeitos anti-fúngicos e antibacterianos, indicando que pode ajudar na recuperação de um resfriado ou da gripe.

Pineno

O pineno é um terpeno que pode ser encontrado em agulhas de pinheiro, terebintina, cascas de laranja, endro, manjericão, alecrim e claro… Canábis! O cheiro que produz é de pinheiro! O sabor é agradavelmente terroso.

Os benefícios conhecidos do pineno incluem: promove o alerta, anti-inflamatório, aumenta a memória (pode contrariar a perda de memória a curto prazo do THC). Segundo pesquisas, os efeitos antiinflamatórios do pineno podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrose. Também actua como broncodilatador, o qual pode ajudar a aliviar os sintomas da asma e a proteger o organismo de vírus como a bronquite.

Mirceno

Se alguma vez experimentou o efeito “mocado” do consumo de cannabis, é muito provável que os efeitos do mirceno tenham contribuído para isso. O mirceno é encontrado em mangas, canábis, lúpulo, tomilho e muitas outras plantas. O cheiro do mirceno é muito “terra-a-terra”, com tons de cravinho com notas de especiarias. É definitivamente um dos terpenos mais almiscarados/terrosos com cheiro mais intenso.

Algo interessante sobre este terpeno em particular é que é um factor decisivo para determinar se uma planta de cannabis será determinada como indica ou sativa.

Para aqueles que não sabem, os ramos Indica produzem uma sensação mais forte de estar mocado e podem ajudar tremendamente a reduzir qualquer dor no corpo ou em partes do corpo. Os ramos Indica são conhecidos por ajudar a relaxar os músculos e ajudar a induzir mais apetite.

Os ramos Sativa, por outro lado, sobem mais à cabeça, a sensação de mocado é mais cerebral, o que de um aumento de energia, concentração e criatividade. Os ramos Sativa são normalmente bons para aliviar doenças mentais como depressão, mente nublada e ansiedade (claro, tudo depende da bioquímica de cada pessoa sobre como qualquer ramo de canábis pode afectar uma pessoa). Qualquer estirpe que contenha mais de 0,05% de mirceno é Indica. Os seus efeitos incluem uma sensação de sedação e relaxamento, tornando-a o principal factor nos diferentes ramos que produzem a sensação de “mocado”. Isto contrasta com a razão pela qual as cervejas com elevado teor de lúpulo podem ter um efeito sonolento em algumas pessoas.

Outros efeitos e benefícios conhecidos do mirceno incluem os anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos e antimutagénicos.

Linalol

Se é fã de lavanda, então é fã de Linalol! Já deve, inclusive, ter visto óleos essenciais com esse composto. Este é um dos terpenos mais utilizados universalmente para ajudar a aliviar o stress. Pode ser encontrado em 200 tipos diferentes de plantas, incluindo lavanda, coentros e canábis. O seu cheiro é descrito como floral com notas de especiarias. É bastante revigorante para os sentidos.

Diz-se que os humanos utilizam linalol desde os tempos antigos para ajudar a reduzir os níveis de stress, combater a inflamação e repelir a depressão/ansiedade. Foi realizado um estudo recente em que ratos eram expostos a uma condição de stress, inalando simultaneamente linalol. Os resultados concluíram que os ratos expostos aos vapores de linalol passam mais tempo em situações indutoras de medo, e continuarão a trabalhar para fugir de uma situação aparentemente fútil em vez de se tornarem submissos ao stress. Não é particularmente como testar a ansiedade e a depressão na clínica, mas nestas medidas bem validadas, o linalol parece ajudar. O stress é uma das causas da depressão e da ansiedade, afinal de contas.

Outros benefícios e efeitos do linalol incluem a sua acção como sedativo, antiinflamatório, anti-epiléptico, analgésico e também anti-microbiano.

Delta-3-Carene

O Delta 3 Carene é um terpeno e tanto. Mesmo o seu nome soa extremamente cultivado ou futurista.

É encontrado em várias plantas, incluindo canábis, manjericão, cedro, pinheiro, rosmaninho e pimentão. O seu cheiro é único. Apresenta-se muito doce, como uma onda de cedro fresco com uma salpicadura de citrinos. Pode muitas vezes ter sabor a limão.

Tal como outros terpenos encontrados na cannabis, o delta-3-careno foi descoberto como sendo um tratamento eficaz para uma vasta gama de condições médicas. Isto deve-se, em grande parte, às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias. Esta característica permite a sua utilização no tratamento de artrite, bursite, fibromialgia e outras condições resultantes da inflamação sistémica.

Evidências anedóticas e estudos de investigação demonstraram que o delta-3-careno também promove a cura rápida dos ossos. Assim, os investigadores estão optimistas quanto à sua utilização para aliviar os sintomas de condições como a osteoporose e a osteoartrite. Um estudo publicado em 2008 na revista Phytotherapy Research considerou o delta 3 carene eficaz na promoção do crescimento e reparação óssea após uma lesão ou desnutrição. Os investigadores concluíram que esta capacidade poderia ser utilizada para tratar pacientes que sofrem de osteoporose.

Eucaliptol

Eucaliptol, também conhecido como Cineol, é o terpeno responsável pelos aromas agradáveis e refrescantes encontrados no eucalipto, menta, alecrim, árvore de chá, artemísia, louro, manjericão doce, sálvia e algumas variedades de canábis. Quando fumado, pode-se experimentar um doce e refrescante sabor refrescante.

De acordo com a investigação, mostrou propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.

A investigação demonstrou a eficácia do eucaliptotol contra determinadas estirpes de bactérias, incluindo Enterobacter aerogenes, Escherichia coli, Serratia marcescens e Staphylococcus aureus, mostrando o seu poder como agente antibacteriano.

O Staphylococcus aureus é resistente a certos medicamentos antibióticos convencionais. As bactérias podem contribuir para inúmeras condições associadas a ele, incluindo impetigo, abcessos cutâneos, infecções de feridas e foliculite. Os pesquisadores acreditam que o potencial do eucaliptotol como antibacteriano pode significar que ele será recrutado como medicamento para combater e prevenir tais infecções dentro do organismo.

Beta-Cariofileno

Já ouviu falar de um terpeno a fazer o trabalho de um canabinóide?

O Beta-Cariofileno tem a capacidade de desempenhar o papel de canabinóide ao ser capaz de activar locais receptores CB2 dentro do sistema endocanabinóide. A activação dos receptores de CB2 reduz a inflamação, o que diminui a dor e reduz as consequências prejudiciais causadas pela inflamação crónica. Como afecta apenas os locais receptores de CB2, o beta-cariofileno não produz um efeito psicoactivo.

Como a maioria de nós entende, a inflamação geralmente causa dor. O Journal of Neuropsychopharmacology inclui um artigo publicado em 2014 que examina os efeitos analgésicos do beta-cariofileno em ratos. O estudo mostra que o betacariofileno administrado oralmente reduz a dor e as respostas inflamatórias e também reduz a neuroinflamação da coluna vertebral. E conclui que o betacariofileno pode ser significativamente suficiente como tratamento de estados dolorosos de longa duração e debilitantes. Assim, se estiver à procura de uma alternativa aos analgésicos, este terpeno pode funcionar bem como um substituto.

O Beta-Cariofileno é um composto de sabor doce e seco que pode ser encontrado em vários alimentos, tais como pimenta-da-jamaica, figo, orégano turco e camomila romana.

Humuleno

Precisa de apimentar a sua vida? O humuleno pode ser o terpeno para si.

O humuleno encontra-se na cannabis, no lúpulo, no gengibre, na sálvia e no ginseng. É o sabor que se obtém ao beber cerveja. Dá ao gengibre e à sálvia a sua mordidela ardente! Possui óptimas características de limpeza e pode limpar a má energia. Ao fumar um e-líquido com este terpeno, especialmente combinado com Pinene, o humuleno pode enviar os seus sentidos directamente para uma floresta cheia de pinheiros, num dia quente e feliz.

Embora o humuleno possa trazer ânimo e energia, também vem com poderosos efeitos curativos.

O humuleno tem propriedades antibacterianas, anti-cancerígenas e anti-inflamatórias. Uma investigação de 2003 demonstra que o humuleno, especialmente quando actua em sinergia com outros terpenos e canabinóides, pode matar células cancerosas. Estudos mais recentes estabeleceram que o humuleno era tão eficiente de um anti-inflamatório como o medicamento esteroidal dexametasona.

Conclusão

Os terpenos trazem muito mais do que aroma e sabor para as plantas, flores e vinho. Eles também são responsáveis por um vasto conjunto de propriedades benéficas para o corpo humano. Por isso, muitas pessoas tem bons resultados ao usar o óleos de CBD.’

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.