É uma empresária e activista de canábis, que foi diagnosticada com tuberculose linfonodal de fase 3. A Canábis salvou-lhe a vida. Aqui está a sua história…
Priya Mishra é a primeira activista feminina indiana da canábis que esteve no seu leito de morte até que a canábis lhe salvou a vida. Ela foi diagnosticada com tuberculose linfonodal de fase 3 e os medicamentos que tomou estavam a piorar a sua situação. Em 4 meses, a canábis fez por ela o que esses medicamentos não lhe podiam fazer… devolver-lhe a vida. Os médicos disseram que levaria anos para que ela voltasse ao normal, se quisesse sobreviver.
Na minha entrevista com Priya Mishra, ela discute a indústria da canábis na Índia e sua startup Hempvati.
Como tomou conhecimento da canábis?
Priya: Amigos usuários de Canábis e a Internet. Tenho amigos que fumam maconha assim como todo mundo. Como o meu remédio para a tuberculose não me aliviou da dor, um dia um amigo meu deu um charro para que eu pudesse pelo menos dormir. Nessa noite, dormi pacificamente e a dor tinha desaparecido, foi quando percebi que esta planta era mais útil para mim do que o remédio que estava a tomar e depois não havia como olhar para trás.
Fale-me um pouco mais sobre o seu negócio e o que a levou a começá-lo?
Priya: Hempvati é uma fundação estabelecida na Índia. Educamos, aconselhamos e consultamos pacientes, autoridades, e profissionais sobre canábis medicinal e cânhamo industrial em vários graus. Foi lançada apenas para difundir a consciência sobre esta planta que me salvou a vida.
Já tentou educar a sua família sobre o CBD? Como eles reagiram ao seu trabalho na indústria da canábis?
Priya: Demorei um ano inteiro a abrir-me à minha família sobre o meu uso de canábis e activismo. Agora, pergunto-me porque esperei tanto tempo porque eles me apoiaram surpreendentemente quando viram a melhor recuperação de sua filha, eles sabiam que era uma coisa boa. Tive todo o apoio assim que compreenderam a planta e a conspiração com provas científicas suficientes.
Qual é a sua estirpe favorita?
Priya: Mysore mango e Malana Hash
Como se medica? Medica para uma condição específica?
Priya: uso cápsulas de CBD, vape, e flor de fumo. Curei-me da tuberculose linfonodal apenas com a ajuda de canábis e alimentos Satvik (dieta orgânica, ayurvédica de frutas e vegetais). Durante esse tempo, só tinha acesso a flores e por isso fumava ou fazia óleo para mim própria. Actualmente, tenho escoliose e Síndrome do Ovário Policístico para as quais continuo a tomar canábis, e nenhum outro medicamento me ajuda a tratar ambas as formas como a canábis funciona para mim.
Como é que as pessoas vêem a canábis na Índia?
Priya: A Cannabis está enraizada na cultura, história, medicina, e tudo o mais. A maioria dos estados dos Himalaias soube utilizar a ganja para múltiplos fins, incluindo médicos, tecidos, forragens, mesmo como um vegetal. Infelizmente, após a era da comissão britânica do cânhamo, todo o foco foi o de remover isto do nosso sistema.
Como está a legalização da canábis na Índia?
Priya: Trabalhámos muito nos últimos 4 anos para tornar a canábis legal em alguns estados e também temos uma aceitação por parte do governo central. Está a trabalhar a nosso favor e como é uma parte importante da Ayurveda, o antigo sistema médico da Índia. Espero ver em breve uma legalização médica completa. Actualmente, na Índia, o CBD é apenas baseada em prescrição médica e o THC é apenas utilizado para cuidados paliativos.
Considerando a história da canábis na mitologia hindu, porque está a demorar tanto tempo para a Índia legalizar a canábis?
Priya: Centralmente é legal, mas os estados individuais precisam de tomar a decisão (tal como nos EUA). Trabalhei pessoalmente com 5 estados em 4 anos para reformar as leis da canábis e todos têm sido positivos… por isso é um trabalho manual. Mais pessoas e consciência irão acelerar o processo.
Onde vê cannabis daqui a 5 anos na Índia?
Priya: Dentro de 5 anos espero ver a Índia a liderar a economia mundial da canábis. Só a Índia tem mais de 500 catálogos de sementes indígenas – fazendo dela o país com a quantidade máxima de estirpes! Além disso, como a nossa cultura tem usado canábis desde o início dos tempos, devemos ser os líderes na indústria da canábis. O facto de muitos lugares na Índia ainda usarem cânhamo para fins industriais, médicos, e mesmo religiosos, só ajudará a expandir a consciência. A educação & consciencialização é fundamental.
Interessado em saber mais sobre o Hempvati? Por favor consulte www.hempvati.com.