O que é THCa
O THC é o canabinóide mais conhecido por ser responsável pelos efeitos psicoativos do consumo de cannabis, mas sabia que a planta não produz directamente THC? Pode ser surpreendente para muitos consumidores de canábis saber que muitas plantas de canábis contêm muito pouco THC e muito mais de algo chamado THCa.
Por que usar THCa?
As pesquisas ainda são preliminares, mas os estudos já estão começando a mostrar que o THCa, assim como outros canabinóides, tem propriedades anti-inflamatórias, neuroprotetoras e anti-eméticas poderosas.
O que é THCa, e como se relaciona com o THC?
THCa é ácido tetrahidrocanabinólico. É o que vem antes do THC ou tetrahidrocanabinol. Para que o THC se torne psicoactivo, precisa de ser aquecido. Quando é aquecido, o THCa transforma-se realmente em THC para dar à planta as suas propriedades psicoactivas. O processo pode acontecer lentamente à medida que ela seca ou quando o calor é introduzido. A introdução de calor é o processo conhecido como descarboxilação.
Sozinho, o THCa não deixa mocado.
Se você simplesmente colher flores de cannabis e comê-las assim, é provável que você não sinta nenhum dos efeitos psicoativos. Há uma razão para isto. Isso é porque quando uma pessoa fuma acendendo a planta com um isqueiro, a descarboxilação acontece no local. Este processo transforma o THCa inactivo em THC. Esta é também a razão pela qual é recomendado assar flores de canábis a uma temperatura baixa antes de serem transformadas em comestíveis. Isto é para garantir que o THC seja activado e para obter todos os seus benefícios. À medida que ela passa pelo processo de secagem, o THCa faz uma conversão gradual para THC.
Calor, Luz e Como Exatamente THCa se Converte em THC.
O THCa é considerado “termicamente instável”. Isto significa que se alterará quando provocado pelo calor. Devido à instabilidade do THCa, existem algumas maneiras de convertê-lo em THC.
- A luz solar: THCa pode ser convertido em THC através da exposição à luz e ao calor. Se uma planta estiver exposta à luz solar directa durante um longo período de tempo, os seus compostos de THCa converter-se-ão lentamente em THC.
- Ficar em temperatura ambiente: O THCa também se converte em THC quando armazenado à temperatura ambiente por um longo período de tempo. Num extracto de azeite, 22% do THCa converte-se em THC durante 10 dias a 77 graus. Sob as mesmas condições, 67% de THCa numa extracção de etanol se converterá em THC. Com o tempo, a cannabis armazenada à temperatura ambiente com muito pouca exposição à luz, converterá 20% do seu THCa em THC.
- Tabagismo: Se o botão seco e curado for exposto a um alto grau de calor por um curto período de tempo, como um fósforo ou um isqueiro proporcionaria durante o fumo, muito do THCa existente muda rapidamente para THC. No entanto, nem todo THCa se converte em THC (fumar não é o método mais eficiente de descarboxilação).
Efeitos do THCa
Ainda há muitas pesquisas que precisam ser feitas sobre o potencial do THCa no corpo e suas propriedades medicinais. Embora o CBD também tenha propriedades anti-inflamatórias, elas funcionam através de processos biológicos diferentes do THCa. Isto fez com que alguns defensores reivindicassem o THCA como o agente anti-inflamatório superior, mas até que as vias e métodos directos da acção em curso sejam melhor compreendidos, é seguro dizer que ambos são muito poderosos, mas funcionam de formas diferentes.