⚡️OFERTAS DE BLACK FRIDAY JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS⚡️

Até 70% de desconto nos nossos bestsellers.

O CÂNHAMO PODE SALVAR O NOSSO PLANETA?

O CÂNHAMO PODE SALVAR O NOSSO PLANETA?

O cânhamo é a única planta que te pode alimentar, vestir, abrigar e curar. Da purificação do ar à regeneração de pessoas, animais e até do solo, ninguém pode discordar que o cânhamo é bom para o planeta.

O cânhamo pode ser utilizado para produzir mais de 25.000 produtos. Pode ser usado para fazer tudo, desde o hempcrete (concreto de cânhamo) até ao plástico de cânhamo. Devido ao seu baixo teor de lignina, o cânhamo pode ser extraído utilizando menos químicos do que com madeira. O seu brilho natural pode obviar a necessidade de utilizar lixívia de cloro, o que significa que não seriam lançadas dioxinas tóxicas nos fluxos.

Eis apenas mais algumas das formas como o cânhamo é benéfico para o planeta.

Plástico de cânhamo

A nossa dependência do plástico tem efeitos devastadores sobre o planeta. Com mais cidades a começar a proibir o plástico, é evidente que o usamos em demasia e que deveríamos usar menos. A simples utilização de sacos reutilizáveis de mercearia tem um impacto significativo no ambiente. Muitas pessoas estão a investir em palhinhas metálicas portáteis e as empresas estão a proibir os utensílios de plástico. Embora haja muitas formas de reduzir a utilização do plástico, uma óptima forma de o reduzir é utilizando, em vez disso, plástico de cânhamo.

O cânhamo é uma fonte muito melhor para fazer plástico, uma vez que contém cerca de 65-70% de celulose. O plástico de cânhamo é um plástico acessível, de base biológica, e compete com compostos de engenharia em propriedades como a alta rigidez e a alta tolerância ao calor. É incrivelmente forte e pode até ser utilizado na construção de casas e carros.

Cânhamo vs algodão

O algodão precisa do dobro da terra que o cânhamo. O cânhamo produz o dobro da fibra por acre. O algodão necessita de 9.123L para crescer e 1kg de fibra enquanto o cânhamo apenas 2.123 L para crescer 1kg de fibra. O algodão polui a água e deixa a terra carbonizada devido às suas necessidades de pesticidas e herbicidas.

O cânhamo ajuda a regenerar o solo

O cânhamo desintoxica o solo à medida que este cresce para remover substâncias químicas e poluentes nocivos. O caule e as folhas da planta do cânhamo estão cheios de nutrientes como o azoto e o oxigénio que se decompõem e enriquecem o solo. Isto acontece à medida que a planta amadurece e a matéria foliar cai no solo. Quando se decompõe, está a repor o solo com esses nutrientes valiosos.

O Cânhamo Respira Co2

O cânhamo inspira quatro vezes o dióxido de carbono das árvores. Isto significa que é o purificador de ar da mãe natureza. A planta capta rapidamente o dióxido de carbono da atmosfera e torna o que respiramos muito mais limpo. Um hectare de cânhamo industrial pode absorver 15 toneladas de CO2 . Em comparação, o uso do solo agrícola emite aproximadamente 3t de CO2 por hectare. O rápido crescimento do cânhamo também o torna uma das mais rápidas ferramentas de conversão de CO2 em biomassa disponíveis, mais eficiente do que a agro-florestação.

O cânhamo não necessita de pesticidas

O cânhamo pode ser cultivado sem a utilização de herbicidas, pesticidas ou fungicidas. Está entre as 5 das 23 principais culturas mais favoráveis à biodiversidade, com melhor desempenho do que todas as principais culturas, como o trigo, o milho ou a colza. Está provado que a exposição a estes males causa problemas ambientais, como a contaminação da água, e tem estado também ligada a questões de saúde, como o cancro. Uma solução potencial? Utilizar cânhamo em todo o mundo e reduzir o número de toxinas e poluentes no nosso ar e na nossa água.

Luta do cânhamo contra a desflorestação

Ao ritmo actual, estima-se que 55% das florestas tropicais poderão desaparecer até 2030 – mas há esperança no cânhamo! Enquanto as árvores demoram anos a amadurecer, o cânhamo pode ser cultivado em apenas quatro meses.

Todos estes factos estão por aí… e são apoiados por investigação e estudos. Faz-me pensar porque é que o cânhamo ainda não substituiu as árvores como fonte de matéria-prima para o papel?

Vamos usar mais cânhamo – e salvar o planeta!

Voltar para o blogue

1 comentário

Conteúdo incrível !!!!!

Tayná Gomes

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.