Alguns dizem que a doação de sangue é uma responsabilidade social e todos o deveriam fazer. Claro, a doação de sangue é um acto nobre de serviço, mas mesmo assim, é preciso saber quando não o deve fazer. Muitas pessoas perguntam se podem doar sangue se fumarem canábis e esta é uma questão muito comum. Então, podem doar sangue se fumarem erva? Bem, a resposta simples é sim, podem doar sangue se fumarem erva, mas há algumas coisas a se ter em mente. Se quiser saber mais, então este artigo irá fornecer-lhe toda a informação importante.
Porque é que alguém pode precisar de uma transfusão de sangue?
Antes de saltar para o acordo principal, vamos falar sobre a razão pela qual alguém poderia precisar de uma transfusão de sangue. Bem, há muitas situações em que a transfusão de sangue é necessária. Por exemplo – quando uma pessoa sofreu alguns danos graves devido a catástrofes naturais e acidentes. As pessoas com doenças que causam anemia, tais como doenças renais e leucemia, também podem precisar de uma transfusão de sangue. Além disso, as pessoas que têm um procedimento cirúrgico também podem necessitar de uma transfusão de sangue para restaurar a perda durante a operação. Há muitas situações em que os indivíduos necessitam de uma transfusão de sangue, razão pela qual as pessoas qualificadas para doar sangue deveriam o fazer.
Os utilizadores de Cannabis podem doar sangue?
Sim, os utilizadores de cannabis podem doar sangue, e fumar a erva não os desqualifica para doar sangue. Mas não devem estar sob efeito enquanto vêm para a doação porque se o médico suspeitar que a pessoa está drogada, então não lhe permitirá. Em resumo, se fumar marijuana ou usar cannabis, não será impedido de doar o sangue. Contudo, as clínicas não fazem testes se a pessoa fumou cannabis ou não, mas podem dizer que essa pessoa está sob a influência de uma substância intoxicante.
Leis de Doação de Sangue com Respeito à Cannabis Na Europa, EUA, Ásia
Uma das regras mais básicas para doar sangue é que a pessoa deve ter 18 anos de idade. Embora se quiser doar sangue, mesmo que não tenha 18 anos, então pode fazê-lo através do consentimento dos pais, no entanto não é recomendado. Para além disto, uma lei importante é que a cannabis deve ser natural. As pessoas que fumam canábis sintética não estão autorizadas a doar sangue.
A cannabis sintética é uma substância química artificial que tem propriedades semelhantes às da planta de cannabis natural. Esta canábis de fabrico humano é também conhecida como Spice ou K2. Está incluída na categoria de NPS (novas substâncias psicoactivas) e é considerada como uma substância que altera a mente. Além disso, se estiver a receber Marinol, um THC de fabrico humano, para qualquer tipo de condição médica, então não está qualificado para doar sangue. Mas se não tem qualquer condição médica, então pode doar sangue.
Em suma, se tiver 18 anos e não tiver tomado qualquer forma de cannabis não sintética e estiver no seu bom senso, então é plenamente elegível para doar sangue. Embora existam alguns outros requisitos que todos os utilizadores de cannabis devem satisfazer para doar sangue. Como sabe, fumar é perigoso para a saúde e pode causar muitos problemas de saúde. Assim, se fumar marijuana e tiver algum destes problemas, então não está autorizado a doar sangue.
- Tensão arterial elevada – As pessoas que fumam marijuana são mais propensas a ter tensão arterial elevada. Assim, se a sua tensão arterial estiver alta na altura da doação de sangue, então não poderá doar
- Cancro – Se está a receber tratamento para cancros como linfoma e leucemia, então não é elegível para doar sangue. No entanto, se tiver qualquer outro tipo de cancro, não está autorizado a doar até que o seu tratamento esteja concluído com êxito.
- Doenças pulmonares e cardíacas – As pessoas que têm sintomas de qualquer tipo de doença pulmonar ou cardíaca não estão autorizadas a doar sangue. Além disso, também não podem doar sangue durante os próximos seis meses, caso tenham sofrido um AVC ou um ataque cardíaco.