Introdução: Quais probióticos para o Helicobacter?
Na medicina moderna, a utilização de probióticos para tratar várias doenças, incluindo aquelas causadas pela bactéria do estômago Helicobacter pylori, está a ganhar cada vez mais importância. Probióticos como o Lactobacillus reuteri podem ser um método eficaz para tratar e prevenir infecções por Helicobacter pylori. Este artigo irá abordar o uso dos probióticos no tratamento da Helicobacter pylori.
Quais bactérias intestinais contra o Helicobacter pylori?
Lactobacillus reuteri é uma das bactérias intestinais mais importantes na luta contra o Helicobacter pylori. Age puramente ao nível físico, ligando-se de forma altamente específica às estruturas superficiais do H. pylori e formando um conglomerado que pode ser expelido através das contrações do trato intestinal. Desta forma, a bactéria é efetivamente removida do corpo, sem causar danos no intestino.
O que ajuda melhor contra o Helicobacter?
Tratamento mais eficaz contra o Helicobacter geralmente envolve quatro medicamentos: um bloqueador de ácido, bismuto e dois antibióticos (tetraciclina e metronidazol). Este tratamento de quatro partes normalmente dura no mínimo 10 dias e tem como objetivo matar as bactérias e reequilibrar o trato gastrointestinal.
O que o Helicobacter não gosta?
Para combater o Helicobacter e prevenir a sua propagação, deve evitar certos comportamentos e alimentos durante o tratamento. Fumar e alimentos que levam ao aumento da produção de ácido no estômago, como café, sucos ácidos, especiarias picantes, alimentos fritos, defumados e grelhados devem ser evitados.
Quais alimentos matam o Helicobacter?
Há vários alimentos que têm um efeito anti-Helicobacter. Por exemplo, o brócolis contém o antioxidante sulforafano, que tem a habilidade de matar o Helicobacter pylori. O chá verde tem um efeito comprovado contra bactérias e os mirtilos contêm antocianinas que supostamente impedem a adesão da bactéria Helicobacter pylori.
Conclusão
Combater o Helicobacter pylori requer uma estratégia abrangente que pode incluir medicamentos, probióticos, mudanças comportamentais e ajustes na dieta. Com a abordagem correta e uma dieta equilibrada, o equilíbrio da flora intestinal pode ser restaurado e os sintomas associados ao Helicobacter pylori podem ser aliviados.